segunda-feira, 1 de maio de 2017

Entenda por que 28 de abril NÃO é o Dia Mundial da Educação

Saiba como acontece o processo de confirmação dos dias celebrados pela ONU ao redor do mundo.As datas comemorativas oficiais são importantes momentos de reflexão sobre assuntos que merecem atenção de todos, como o dia 7 de abril, reconhecido pela Organização das Nações Unidas como o Dia Mundial da Saúde. No entanto, existem muitas dúvidas sobre o estabelecimento dessas datas, o que gera confusões como a registrada no dia 28 de abril. Para muitos, este seria considerado o Dia Mundial da Educação. Na verdade, este é o aniversário do Fórum Mundial de Educação de Dakar, no Senegal, que aconteceu em 2000.
 
Fonte: Shutterstock
 
Como resultado dessa reunião oficial, foram estabelecidas 6 metas globais para a educação, que deveriam ser atingidas até o ano de 2015. Os resultados dos esforços das nações participantes, incluindo o Brasil, foram divulgados no Relatório de Monitoramento Global de Educação para Todos 2015.
 
Embora este tenha sido um compromisso essencial e a data tenha se tornado marcante, existe um protocolo oficial para o estabelecimento dos dias comemorativos pela ONU. Procurada pela Universia Brasil, Valéria Schilling, assessora de imprensa das Nações Unidas no Brasil deu detalhes sobre esse processo:
 
“As datas internacionais são decretadas pela Assembleia Geral da ONU. Elas normalmente são sugeridas por um país, que encaminha a sugestão à Assembleia, que decide se a data será ou não proclamada como dia internacional. Uma vez que a Assembleia Geral vote essa resolução, ela passa a fazer parte do calendário da organização. Além dessas datas da ONU, algumas agências, como a OMS, têm datas específicas, dependendo do assunto de cada uma das agências”, declarou a assessora, que também não soube explicar porque o dia 28 de abril teria sido considerado como o Dia Mundial da Educação. De acordo com o calendário oficial da ONU essa data é, de fato, celebrada, porém trata-se do Dia Internacional da Saúde e Segurança no Trabalho.
 
Para quem quiser conhecer mais sobre as datas comemorativas, a entidade disponibiliza o calendário oficial e também as atas de reuniões dos órgãos em que foram criadas algumas dessas datas em seu site oficial.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário