terça-feira, 7 de março de 2017

Juca Kfouri analisa a corrupção no futebol brasileiro


Para jornalista, modelo de gestão é antiquado. A “crônica de uma desonestidade anunciada”. Assim o jornalista Juca Kfouri descreveu o futebol brasileiro, em entrevista no programa Espaço Público, da TV Brasil. Crítico implacável da corrupção no esporte mais popular do país, ele disse não ser apenas no Brasil que o esporte se presta “muito claramente para lavagem de dinheiro, pela intangibilidade dos preços”. E questionou: “Quanto vale o Messi?”.
 
Para Juca Kfouri, o principal problema do futebol no Brasil é estrutural, com modelo de gestão que considera antiquado. Mas considerou um avanço a medida provisória que institui o Programa de Modernização do Futebol Brasileiro. A MP impõe exigências rigorosas para os clubes refinanciarem dívidas com a União e prevê punições que podem implicar inclusive no rebaixamento do time que descumprir as normas.

 
Crítico também da Copa do Mundo e das Olimpíadas no Brasil, o jornalista admitiu ser indiscutível que o país tinha o direito de sediar o Mundial. Ressalvou, contudo, que a Fifa exigiu a construção de oito estádios e foram construídos 12, o que chamou de “surto de megalomania”. Na avaliação de Juca Kfouri, “o Brasil ganhou a Copa fora dos campos”, mas a conta foi alta. Quanto às Olimpíadas deste ano, no Rio de Janeiro, disse não fazer sentido: “É pôr o carro diante dos bois”.
 
Na opinião dele, “o Rio vai fazer belíssima festa, vamos nos emocionar, vamos ter motivos de muita alegria” e o evento deixará legados para o Rio de Janeiro. Mas, criticou, “a Olimpíada coroa o processo de política esportiva e nós não temos, há 516 anos, uma política de esporte no Brasil”.
 
Juca Kfouri foi diretor das revistas Placar e Playboy; comentarista esportivo do SBT e da Rede Globo; apresentador dos programas Bola na Rede, na RedeTV, e Juca Kfouri ao Vivo, na rede CNT; colunista do jornal O Globo e apresentador do CBN EC, na rede CBN de rádio. Hoje trabalha na ESPN-Brasil e tem uma coluna no jornal Folha de S.Paulo.
 
Transmitido pela TV Brasil toda terça-feira, às 23h, o programa Espaço Público é apresentado pelo jornalista Paulo Moreira Leite, com a participação do também jornalista Florestan Fernandes Júnior. Na entrevista com Juca Kfouri, também compôs a mesa a jornalista Lu Castro, blogueira do Lancenet.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário