segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Transportes em Vancouver

Vancouver
Vancouver é uma cidade grande, ideal para quem gosta de caminhar e utilizar o transporte público quando viaja. O centro é ótimo para ser conhecido a pé ou com o apoio dos bondes e ônibus. Até pontos turísticos mais distantes podem ser acessados por intermédio do transporte público. 
 
A pé
O centro de Vancouver é plano e tem muitas lojas, o que torna as caminhadas fáceis e mais agradáveis. Um calçado confortável e um pouco de energia são essenciais para explorar a cidade a pé e o centro é ideal para isso. Embora seja bastante espalhada e tenha muitos quarteirões, não se acanhe e descubra Vancouver caminhando por ruas como Granville e a querida Robinson St, centro de compras da cidade. Quando considerar as caminhadas muito longas, utilize os ônibus ou bondes. 
 
Bicicleta
O Canadá está bastante à frente do Brasil no que diz respeito à mobilidade urbana. As bicicletas são cada vez mais presentes no dia a dia dos moradores da cidade seja para lazer, seja para utilizá-las como meio de transporte. O centro da cidade é bastante amigável para quem gosta de pedalar e há várias lojas para alugar bicicleta, um dos passeios imperdíveis e tradicionais a se fazer em Vancouver, inclusive, é andar de bicicleta no lindíssimo Stanley Park. 
 
Transporte público
O transporte público de Vancouver, administrado pela empresa TransLink, é integrado e composto por ônibus, metrô de superfície (SkyTrain) e barcos (Sea Bus). Como os veículos funcionam de maneira integrada (inclusive com baldeação entre os meios) você tem, em geral, o período 90 minutos para realizar sua viagem pagando uma única tarifa. 
 
São quase 200 linhas de ônibus na Grande Vancouver, 3 linhas de metrô (Expo Line, Millenium Line e Canada Line) e uma linha de catamarãs que liga Vancouver e North Vancouver. A região metropolitana está dividida em zonas, de forma que o valor da tarifa irá depender da distância da viagem — quando você transcende a linha de uma “zona” (área), a passagem fica mais cara e é por isso que você deve saber o bairro para onde vai ao entrar no transporte, porque é com base na distância até o destino que o valor da passagem será calculado. 
 
A tarifa unitária de qualquer um dos transportes custa $2.75 para quem utiliza o transporte dentro da Zona 1. Para economizar, você pode comprar o Compass Card, um cartão pré-pago inserido no sistema de transporte de Vancouver recentemente. Com esse cartão pré-pago, que custa $6 reembolsáveis, você pode colocar créditos de acordo com o uso e sua passagem sai com desconto ($2.10 para cada passagem na Zona 1, contra $2.75 pelo uso avulso). O cartão pode ser adquirido e carregado nas estações do SkyTrain, SeaBus e nas lojas London Drugs. Em posse do cartão, você deve tocá-lo nas máquinas presentes nos meios de transporte na entrada e na saída dos veículos para que o valor descontado possa ser calculado pelas máquinas. 
 
Para quem irá utilizar o transporte público com frequência, a dica é comprar um day pass, um ticket que permite utilizar o transporte da cidade durante o dia todo por $9.75. Se você vai passar um mês em Vancouver, compre então o Monthly Pass, que custa $91 para viagens ilimitadas na Zona 1 durante um mês. 
 
Dicas:
- Os ônibus não oferecem troco e se você quiser pagar sua passagem com dinheiro, é preciso ter o valor exato da passagem em moedas. 
- O trem que vai ao aeroporto sempre custa $5 a mais, independentemente do tipo de ticket que você possua. 
 
Táxis
Os táxis em Vancouver funcionam com taxímetro e geralmente seus veículos são novos. Embora o transporte público da cidade seja eficiente, o táxi pode ser uma boa opção de transporte em alguns momentos, principalmente para curtas distâncias. Como maneira alternativa aos táxis tradicionais, há a opção de utilizar o aplicativo Uber, serviço de transporte que vem se tornando popular devido ao custo-benefício e à qualidade.  
 
Esse texto sobre Transportes em Vancouver faz parte do guia de Vancouver no Melhores Destinos.

http://guia.melhoresdestinos.com.br/transportes-em-vancouver-195-2333-p.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário