sábado, 11 de junho de 2016

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

A segunda e mais recente versão do texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi apresentada pelo MEC no último dia 3 de maio. O novo documento apresenta mudanças sugeridas durante a fase de consulta pública por meio digital que, segundo as autoridades, contou com cerca de 12 milhões de contribuições.
 
 
Como documento essencial para a atividade docente, a nova versão da BNCC apresenta “temas integradores” para a Educação Básica, com trabalho interdisciplinar e transdisciplinar a partir de temas do cotidiano dos alunos – abordagem pela qual nós, do Programa “ABC NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA – Mão na Massa”, sempre nos pautamos: ela é mais atraente para os alunos e permite o desenvolvimento da metodologia investigativa pela economia de tempo. Assim, este enfoque contemporâneo proporciona uma relação maior entre a sala de aula e as demandas da sociedade – porém é necessária uma formação que estimule o desenvolvimento deste processo de ensino-aprendizagem baseado em construção compartilhará de conceitos e um conjunto de condições que incentivem o enfrentamento dos desafios da prática da BNCC.
 
Para ajudar uma reflexão coletiva, oferecemos um fórum virtual para educadores que estejam interessados a interagir, trocar experiências e discutir assuntos atuais pertinentes à área da educação. Ao mesmo tempo, em Niterói estamos realizando um trabalho presencial de formação de professores que, associado ao fórum, resultará em formação continuada. No espaço virtual, chamado “Sala dos Educadores”, os debates propostos são acerca de questões transversais e sobre o contexto, que podem enriquecer sala de aula através de perguntas desafio. Clique no link “Sala dos Educadores” e participe! Há informações sobre os riscos de se contrair dengue, zika e chikungunya e desafios para o nosso grupo de educador@s. É simples se cadastrar para começar participar desse espaço só nosso, para lançar ideias e apresentar dúvidas/ questões.
 
 
O Programa “ABC na Educação científica – Mão na Massa” prioriza a interação social e inclusão de tod@s estudantes! A partir de perguntas-desafio,  estimulamos a colaboração, o respeito às diferenças e, ao mesmo tempo, ajudamos no desenvolvimento de habilidades que, de acordo também com a BNCC, são fundamentais para a formação dos alunos. Mãos na Massa!
 
Por Rafael Benjamim
Edição Danielle Grynszpan

http://www.ioc.fiocruz.br/abcnaciencia/html/word/?page_id=154

Nenhum comentário:

Postar um comentário