sábado, 11 de junho de 2016

A Cidade do Vaticano por dentro

 
A Cidade do Vaticano é o menor Estado independente do mundo, com somente 44 hectares de extensão territorial. É cercada pelos muros que a delimitam desde a Praça de São Pedro, ainda que sua jurisdição se estenda a algumas regiões de Roma e proximidades. É também o Estado soberano menos povoado do mundo, com certa de 900 habitantes.


O Vaticano é tão pequeno, que a Basílica de São Pedro representa 7% do total de sua extensão, e se acrescentamos a Praça de São Pedro, já abrangemos 20% de seu território.
 
 
Sua língua oficial é o latim (único país do mundo com este idioma). Além disso, seus cidadãos têm uma taxa de alfabetização de 100%.
 
 
Sua forma de governo é a monarquia absoluta, sendo o chefe de Estado o próprio Sumo Pontífice, com pleno poder legislativo, executivo e judicial. Quando a sede está vacante, estes poderes são assumidos pelo Colégio Cardinalício.


A economia do Vaticano se baseia no investimento imobiliário, nos ativos existentes, nas entradas, nas remessas de dioceses do mundo inteiro, nas entradas procedentes do IOR (Instituto para as Obras de Religião), nas doações dos fiéis e no óbolo de São Pedro. Desde 1998, o Vaticano tem autorização da União Européia para emitir 670 mil euros por ano.

 
Quem cuida da segurança do Papa e do Estado é o corpo da Guarda Suíça, que assumiu a defesa do Papa oficialmente em 1506. Segundo a tradição sua vestimenta tão colorida e particular foi desenhada pelo próprio Michelangelo.


Em 1984, a Cidade do Vaticano foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. É o lar de edifícios, obras de arte e volumes antigos que representam o ponto mais alto do poder cultural do papado e dados obras mais sublimes da criatividade humana, como a maravilhosa Capela Sistina.

 
Nesse minúsculo Estado, também podemos encontrar o que geralmente vemos em qualquer outro: além de alguns edifícios habitados geralmente por pessoas que trabalham lá, existe a Casa de Governo, a estação de trem, um pequeno centro comercial, a farmácia, colégios de estudos, biblioteca, livraria, editora, jornal, museus, centro televisivo, rádio, serviço telefônico, hospital, heliporto e um lindo jardim, que reúne inúmeras histórias dos papas.
 
 







http://pt.aleteia.org/2016/05/05/a-cidade-do-vaticano-por-dentro/

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário