segunda-feira, 24 de março de 2014

Corrida e Atividade Cerebral.

     Os benefícios da prática de corrida e até mesmo de outras atividades aeróbicas já são amplamente elucidados do ponto de vista da estética, saúde e condicionamento físico. Mas apenas os praticantes percebem a melhoria da memória, humor e a rapidez cerebral.

      Quando exercitamos o coração dispara, o suor escorre e o fôlego diminui, dentro do seu crânio acontecem muitas reações: o aumento da circulação sanguÍnea faz com que uma quantidade extra de sangue inunde as suas células cerebrais com oxigênio e glicose, esta última é imprescindível para o seu funcionamento. Quanto maior a quantidade dessas substâncias, melhor o funcionamento do cérebro. ¨o exercício cardiovascular é mais importante do que qualquer outro fator isolado na preservação e na melhora da memória e do aprendizado”, afirma o psicólogo americano Thomaz Crook, pesquisador em memória.

 
      A evidência fisiologia que comprova a afirmação de Thomaz, está no fator Neurotrófico, conhecido como BDNF, esta substância participa do crescimento das células, da regulação do humor e do aprendizado.

     Não é á toa, que pessoas que praticam atividade física, notadamente atividades cardiorrespiratórias, são 23% mais produtivas que as pessoas sedentárias. Segundo estudo publicado no International Journal of Workplace Health Management. Sabendo disso o leitor pode se valer deste conhecimento e colocar o seu corpo para mexer seja pela manhã, no horário do almoço ou antes daquela reunião importante.

     A atividade física de fato altera a sua percepção do mundo. Uma pesquisa da Sociedade Americana de Neurociência analisou o cérebro de camundongos submetidos a situações stress. Os pesquisadores perceberam que as células cerebrais influênciadas pelo exercício melhoraram a resistência dos animais diante de situações que geravam nervosismo e ansiedade. O exercício é considerado um stress positivo que efetivamente ajudou a lidar com o stress ruim.

 
     Para colher esses benefícios não é preciso treinar como um maratonista, são necessários apenas 30 minutos de exercício aeróbico por dia, três vezes por semana, para obter esses benefícios, mas se você se exercitar diariamente o seu cérebro vai melhorar mais rapidamente do que em dias alternados.

     Ainda será necessário intensificar um pouco mais o treino para conseguir desenvolver aptidão cerebral que possibilite encarar situações de stress com desenvoltura. Desafie o corpo com treinos intervalados em vez de apenas praticar caminhada ou uma corrida leve.

     Acredite dentro de pouco tempo você vai conseguir os benefícios cerebrais, aí seu suor vai ter valido a pena.

 

 

Alexandre Magno Campolina Barbosa.

Cref-0084G.

Graduado em Educação Física.

Pós-Graduado em Treinamento Desportivo e Personal Trainner.

Treinador da Speed-Uai-Clube de Corrida.

Professor na Academia Fisioforma. 

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