sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Situação municipal é discutida em Fórum de Vereadores

Foi aberto nessa terça-feira (26), na cidade de São Lourenço, no sul do estado, o Fórum Mineiro de Vereadores, realizado pela Associação dos vereadores e câmara municipais da Microrregião do Circuito das Águas - AVEMAG. O encontro reúne diversas autoridades da região, com o objetivo de orientar e criar um espaço de interação entre os legisladores municipais de todo o estado.
 
 
Durante a abertura, o presidente da Associação Mineira de Municípios – AMM e prefeito de Barbacena, Antônio Carlos Andrada, explicitou aos presentes o arrocho financeiro com o qual os municípios têm convivido. Andrada lembrou o excesso de demandas que as cidades têm assumido nos últimos anos, mas sem receber recursos para executar estas obrigações.
 
O presidente da AMM ainda ressaltou a necessidade de se discutir um novo pacto federativo e a importância dos gestores municipais serem mais independentes para elaborarem suas próprias políticas públicas, não ficando presos aos programas federais e estaduais. Para Andrada é preciso aproximar os recursos dos problemas, para que os municípios não se tornem verdadeiros indigentes federativos. Hoje, a União concentra 70% de toda a receita do país.
 
Durante a solenidade de abertura, o presidente e o superintendente geral da AMM, Ângelo Roncalli, foram homenageados pelos organizadores do evento. Andrada recebeu uma placa de agradecimento pela associação ser uma apoiadora do fórum de vereadores, e Roncalli por sua palestra.
 
O evento tem continuidade nesta quarta e quinta-feira, com destaque para a palestra “Os desafios do movimento municipalista e a necessidade da integração do executivo e do legislativo”, apresentada pelo superintendente da AMM, Ângelo Roncalli.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário